O aprofundamento das relações bilaterais nos mais variados domínios da vida política, diplomática, económica e comercial entre Angola e o Reino da Suécia foi analisado na manhã desta terça-feira, 10 de Setembro, em Estocolmo, entre Sua Excelência Senhora Esmeralda Mendonça, Secretária de Estado para as Relações Exteriores e o seu homólogo sueco, Sua Excelência Senhor Daniel Liljeberg, Secretário de Estado para Energia, Negócios e Indústria do Reino da Suécia.
O encontro entre as duas entidades realizou-se no edifício sede do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Reino da Suécia na presença de Sua Excelência Senhor Arlindo Manuel Carlos, Secretário de Estado para Energia, da Sua Excelência Senhora Cecília Rosário, Embaixadora da República de Angola no Reino da Suécia e da Embaixadora Maria Cuandina de Carvalho, Directora Europa do MIREX.
O Reino da Suécia tem demonstrado um forte interesse em trabalhar afincadamente com o Estado angolano para reforçar a cooperação mútua por via de identificação de novas áreas de colaboração, que sejam benéficas para as boas relações que se mantêm entre os dois respectivos países.
A Suécia é grande consumidor de energia devido ao seu clima frio e à sua actividade industrial. O abastecimento energético do país está baseado na energia nuclear, hidráulica e eólica, e através dos combustíveis fósseis e nos biocombustíveis.
O mercado sueco é um dos mais avançados em termos de transição energética. Até 2030, quase um terço da energia consumida na União Europeia deverá vir de fontes renováveis, de acordo com as metas estabelecidas em 2018.
A Suécia possui uma economia diversificada e altamente desenvolvida, sendo uma das nações mais ricas e avançadas do mundo.
A sua potencialidade económica assenta em vários pilares fundamentais, designadamente na Indústria Tecnológica e Inovação; Indústria de Manufatura; Sustentabilidade e Energia Verde; e Educação e Capital Himano.
A Suécia é líder global em inovação e tecnologia. Empresas como Ericsson, Spotify e Volvo nasceram no país. O sector de tecnologia da informação e comunicação (TIC) é um dos mais fortes, com a Suécia sendo um dos maiores exportadores de produtos e serviços tecnológicos na Europa.